Setor de serviços registra retração de 0.7% no AM em fevereiro, diz IBGE

 
Setor de serviços registra retração de 0.7% no AM em fevereiro, diz IBGE

16/04/2024



A Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta segunda-feira (15), mostrou que no Amazonas houve uma retração de -0,7% em fevereiro em relação ao mês anterior. No entanto, no comparativo com fevereiro de 2023 foi registrado um aumento de 9% no volume de serviços prestados no Estado.

 

 

 

“Depois de duas boas subidas em dezembro e janeiro, em fevereiro as vendas de serviços tiveram uma pequena queda em relação ao mês anterior. O Amazonas acompanhou a tendência de outras 13 unidades da federação que também tiveram desempenho negativo”, analisou o chefe de Disseminação das Informações do IBGE, Luan da Silva Rezende.

 

 

No acumulado de serviços em 12 meses, o Estado ficou na 24a posição com um aumento de 1,8%. Os melhores desempenhos no volume de serviços foram dos Estados do Mato Grosso (15,1%), Acre (11,1%) e Paraná (10,9%). Os piores desempenhos ficaram com o Amapá (-2,7%), São Paulo (-1,9%) e Roraima (-0,5%).

 

 

“Na comparação com fevereiro de 2023, as vendas de serviços apresentaram bom crescimento, o que colaborou para os aumentos do acumulado de crescimento no ano e nos últimos doze meses. Onde somente em 2024, a atividade tem um crescimento acumulado de 10%“, afirmou Luan Rezende.

 

 

Já a receita nominal de serviços, que é o indicador calculado sem considerar a inflação do período, o Amazonas apresentou uma retração de -4,1% em relação a janeiro, na série com ajuste sazonal. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior o índice ficou em 15,7%. No acumulado do ano a receita nominal de serviços no Estado variou em 16,7% e no acumulado em 12 meses ficou em 6,4%.

 

 

No Amazonas a média móvel trimestral dos serviços, dentro da série com ajuste sazonal, ficou com variação de 4,4%, mantendo a média positiva vista em janeiro.

 

 

Para Luan Rezende, apesar da retração em fevereiro, o setor de serviços apresenta uma boa expectativa de crescimento nas próximas fases da pesquisa, pois, segundo ele, a média móvel trimestral do volume de venda de serviços, continua em alta e isso fortalece a expectativa de números melhores para as próximas divulgações.

Compartilhe

<p>Setor de serviços registra retração de 0.7% no AM em fevereiro, diz IBGE</p>

 
Galeria de Fotos
 







Copyright © 2021 O Contestador. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR